Laboratório de Estudos Integrados de Abelhas
Palinoteca
A palinoteca do Laboratório de Abelhas da UFVJM é composta pela coleção de pólens obtidos a partir de plantas, denominada Palinoteca de Referência ou do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha (Palinoteca de Pólens em Abelhas).
Palinoteca de Referência
Hoje, a palinoteca de referência é composta por 158 espécies/morfotipos de plantas, distribuídas em 39 famílias. A maioria das espécies são representantes do cerrado, incluindo exemplares da flora dos campos rupestres.
Foram confeccionadas três lâminas de referência de cada tipo polínico após o processo de acetólise.
Os tipos polínicos foram fotomicrografados e classificados quanto à unidade polínica e ao tamanho segundo a classificação de Kearns e Inouye (1993): grãos de pólen muito pequenos são <10 µm, os pequenos entre 10-25 µm, os médios entre 25-50 µm, os grandes entre 50-100 µm e os muito grandes entre 100-200 µm.
Os tipos polínicos que compõem a palinoteca de referência está disponível em um catálogo polínico online, onde constam informações sobre o tipo polínico e das espécies botânicas pertencentes à palinoteca de referência. As informações sobre período de floração e hábito das espécies foram obtidas a partir das observações de campo. As informações botânicas sobre ocorrência das espécies foram obtidas a partir do projeto da Lista das Espécies da Flora do Brasil, atualmente pertencente ao Programa REFLORA (Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/>).
Para acessar o catálogo polínico clique aqui.
Palinoteca de Pólens em Abelhas
A coleção de pólens obtidos do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha é constituída por material das coletas de abelhas na Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais.
Referência
KEARNS, C. A.; INOUYE, D. W. Techniques for pollination biologists. Niwot: University Press of Colorado, 1993.